O Programa Municipal de Coleta Seletiva mantido pela Prefeitura de Votorantim está cada vez mais ganhando adesão da população. Prova disso é o carinho que os integrantes da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Votorantim (Coopervot) tem recebido dos moradores nos dias agendados para retirar os recicláveis. No Jardim Europa, por exemplo, todas as quartas-feiras, após os catadores percorrerem as casas, a comerciante Maria Aparecida Teixeira de Carvalho, 38 anos, prepara um café especial e oferece a equipe; nesta quarta (22) havia bolo e até panetone.
Em funcionamento no município há oito meses, o programa que conta com a participação das secretarias de Cidadania e Geração de Renda e Meio Ambiente já coletou 500 toneladas de material reciclável, conforme balanço da última segunda-feira (20). Com isso a renda dos cooperados saltou de R$ 350 conquistados no primeiro mês, para R$ 700 atualmente.
O trabalho abrange 45% do município. A meta do prefeito Carlos Augusto Pivetta é fazer com que o Programa Municipal de Coleta Seletiva passe a atender toda a cidade e com isso aumentando a quantidade coletada mensalmente, que nos últimos meses chegou a média de 70 toneladas. Quanto mais recicláveis forem coletados juntos as residências, menos material será encaminhado para o aterro sanitário do município, que passa a contar com maior tempo de vida útil.
A comerciante Maria Aparecida conta que o trabalho dos cooperados é muito importante para os moradores, pois até seus filhos o ajudam a separar o material reciclável do lixo, durante a semana. "Faço questão de preparar um café e deixar água gelada, pois o trabalho deles é pesado", reconhece a moradora.
Maria Aparecida disse que desde os primeiros dias prepara uma mesa na calçada, entre 10 e 11 horas, em frente a seu estabelecimento. "Sei que aqui é o ponto de encontro onde eles finalizam a coleta. Deixo também o banheiro do comércio disponível para eles", conta. A moradora aproveita para parabenizar a iniciativa da Prefeitura. "Trabalho como esse deve ter todo o apoio da população", conclui.
A Coopervot conta atualmente com 50 cooperados divididos em dois núcleos, Vila Garcia e Chácara. Diariamente os catadores passam de casa em casa recolhendo o material, bem como mantendo contato com os moradores.
Aos 47 anos de idade, Elizabete Oliveira dos Santos e seus quatro filhos são cooperados desde o início do ano. Ela conta que hoje o trabalho está muito bom, pois houve tempos em que era preciso ir até o aterro em busca do material. "Gosto muito desse trabalho, ainda mais quando a população é conscientizada e nos ajuda", disse.
Nivelti Aparecida Fidêncio Teodoro, 40 anos, moradora do Conjunto "Mário Augusto Ribeiro" disse que está na cooperativa há cinco meses. Ela conta que as pessoas já acostumaram com a presença deles e por isso deixam o material na frente das casas. "Muitos acabam pedindo mais sacos e isso é muito bom para nós, facilita nosso trabalho, além de contribuir com o meio ambiente", conta.
Os recicláveis são coletados nas casas às segundas-feiras na região da Vila Garcia, Vila Irineu e Dominguinho, Chave e Barra Funda; às terças no Jardim Archila, Toledo, Ângelo Vial, Protestantes, Parque São João, Santo Antônio, Vila Amorim e parte do Votocel; às quartas na Vila Nova Votorantim e Conjunto Mário Augusto Ribeiro, Jardim Europa, Itapeva e Jataí II; e às quintas no Jataí I, Serrano II e Green Valley.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário