Programa de Coleta Seletiva

Programa de Coleta Seletiva

Seguidores

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Em três meses a Coleta Seletiva garantiu que 150 toneladas

Votorantim - [ 10/08 ]


Cruzeiro On Line

O Programa de Coleta Seletiva, implantado pela Prefeitura em parceria com a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Votorantim (Coopervot), coletou nos últimos três meses, de maio a julho, 153 toneladas de material reciclado. Uma média de 51 toneladas mensal. Com isso, todo esse produto deixou de ser depositado no aterro sanitário e o que é melhor, se transformou em fonte de renda para 44 cooperados. Neste mesmo período foram comercializadas 143 toneladas do produto. Trabalho esse que resultou numa média mensal de rendimento aos cooperados de R$ 700 para cada um.

A Coleta Seletiva já ganhou o apoio da população. Neste primeiro momento o trabalho está abrangendo cerca de 45% do município, a meta do governo municipal é expandir o trabalho para toda a cidade.

Um dos principais objetivos do programa é oferecer mais tempo de vida útil ao aterro sanitário, bem como contribuir para a preservação do meio ambiente.

O sistema de Coleta Seletiva adotado pelo governo municipal em Votorantim está utilizando o sistema de porta em porta, onde os domicílios visitados já estão cadastrados, bem como identificados, onde os próprios moradores fixaram uma placa indicando que a residência faz parte da “Coleta Seletiva”. Os catadores estão passando nos bairros de acordo com calendário periódico adotado para coletar o material com o auxílio de dois caminhões.

Além de recicláveis os cooperados estão recolhendo o óleo residual de cozinha. Nesse mesmo período foram recolhidos mais de quatro mil litros.

Atualmente os núcleos, Vila Garcia e Chácara, contam com o total de 44 cooperados. Além de recolher o material eles fazem o trabalho de conscientização junto a população, pois os proprietários de imóveis que aderirem à iniciativa poderão ser beneficiados com desconto a partir da inscrição à segunda do programa IPTU Amigo, já que a Coleta Seletiva é um dos critérios adotados para adesão popular e desconto no imposto.

A coleta é realizada às segundas-feiras na região da Vila Garcia, Vila Irineu e Dominguinho, Chave e Barra Funda; às terças no Jardim Archila, Toledo, Ângelo Vial, Protestantes, Parque São João, Santo Antônio, Vila Amorim e parte do Votocel; às quartas na Vila Nova Votorantim e Conjunto Mário Augusto Ribeiro, Jardim Europa, Itapeva e Jataí II; e às quintas no Jataí I, Serrano II e Green Valley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário