Programa de Coleta Seletiva

Programa de Coleta Seletiva

Seguidores

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Chaveiro vira sacola retornável no Floresta


Por Eduardo Geremia, Conselho de Blogueiros

Cataluxo é o nome do chaveiro que se transforma em sacola retornável. Feito com o tecido de guarda-chuva e sombrinha, recolhidos nas ruas de Porto Alegre por catadores, o Cataluxo é um produto que carrega consigo os 3R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A parceria entre catadores, cooperativa de costura e grupo ambiental tornou possível a confecção deste chaveiro.

_ Há tempo venho pensando como reaproveitar, ao menos uma parte, a infinidade de guarda-chuvas e sombrinhas que são descartados nas ruas, principalmente durante dias de chuva e vento. O Cataluxo é a resposta _ diz Denis Beauchamp, membro do Grupoeco2009.

Ele também conta que a proposta do Cataluxo é que os consumidores tenham sempre à mão sua sacola retornável:

_Ninguém esquece suas chaves. A sacola retornável estará sempre junto.

Os catadores têm um papel fundamental para o sucesso do produto. São eles que recolhem a matéria-prima.

_ Ninguém cata guarda-chuva ou sombrinha, porque eles não têm valor de venda. Agora, sabemos que alguém se interessa por eles, assim podemos catar e ganhar um dinheiro a mais _ comenta o catador José.

A confecção do Cataluxo é realizada pelo Atelier do Migrante. É uma cooperativa de costura formada por imigrantes e brasileiros. A sede da cooperativa fica na Igreja da Pompeia, no bairro Floresta.

_ É muito bom poder participar da produção de um produto que vai ajudar a cuidar do meio ambiente. Também é importante para nossa cooperativa o envolvimento com propostas que possam divulgar nosso trabalho _ afirma Delia Ibañez, argentina, costureira do Atelier do Migrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário