Programa de Coleta Seletiva
Seguidores
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Chaveiro vira sacola retornável no Floresta
Por Eduardo Geremia, Conselho de Blogueiros
Cataluxo é o nome do chaveiro que se transforma em sacola retornável. Feito com o tecido de guarda-chuva e sombrinha, recolhidos nas ruas de Porto Alegre por catadores, o Cataluxo é um produto que carrega consigo os 3R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A parceria entre catadores, cooperativa de costura e grupo ambiental tornou possível a confecção deste chaveiro.
_ Há tempo venho pensando como reaproveitar, ao menos uma parte, a infinidade de guarda-chuvas e sombrinhas que são descartados nas ruas, principalmente durante dias de chuva e vento. O Cataluxo é a resposta _ diz Denis Beauchamp, membro do Grupoeco2009.
Ele também conta que a proposta do Cataluxo é que os consumidores tenham sempre à mão sua sacola retornável:
_Ninguém esquece suas chaves. A sacola retornável estará sempre junto.
Os catadores têm um papel fundamental para o sucesso do produto. São eles que recolhem a matéria-prima.
_ Ninguém cata guarda-chuva ou sombrinha, porque eles não têm valor de venda. Agora, sabemos que alguém se interessa por eles, assim podemos catar e ganhar um dinheiro a mais _ comenta o catador José.
A confecção do Cataluxo é realizada pelo Atelier do Migrante. É uma cooperativa de costura formada por imigrantes e brasileiros. A sede da cooperativa fica na Igreja da Pompeia, no bairro Floresta.
_ É muito bom poder participar da produção de um produto que vai ajudar a cuidar do meio ambiente. Também é importante para nossa cooperativa o envolvimento com propostas que possam divulgar nosso trabalho _ afirma Delia Ibañez, argentina, costureira do Atelier do Migrante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário