Programa de Coleta Seletiva

Programa de Coleta Seletiva

Seguidores

sábado, 3 de julho de 2010

Coleta Seletiva completa um mês de atividade e amplia atendimento nos bairros

O Programa de Coleta Seletiva de Votorantim, implantado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Votorantim (Coopervot), completa nesta semana o primeiro mês de atendimento. O projeto que conta ainda com a participação das secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Cidadania e Geração de Renda (Seci), promoveu nesta quinta-feira (20), o cadastramento dos moradores dos bairros Ângelo Vial e Protestantes. O Jardim Tatiana e Rio Acima serão os próximos a serem incluídos.
A iniciativa faz parte do plano de governo do prefeito Carlos Pivetta. Ele explica que a população tem acolhido os cooperados e colaborado com a separação dos materiais. "O trabalho visa oferecer mais tempo de vida útil ao aterro sanitário, bem como contribuir para a preservação do meio ambiente", destaca.
O sistema de Coleta Seletiva adotado pelo governo municipal se utiliza do sistema de porta em porta, onde os domicílios estão sendo visitados e cadastrados. Feito esse trabalho os catadores passam nos bairros de acordo com calendário periódico adotado para coletar o material com o auxílio de um caminhão. Neste primeiro mês foram coletadas 30 toneladas de recicláveis e dois mil litros de óleo.
No caso do cadastramento, os cooperados passam nas casas e entregam aos moradores um kit contendo saco plástico, uma placa indicativa da coleta seletiva com os dizeres "Faço Parte", que é fixada no portão das casas, além de um folheto contendo informações do material a ser devidamente separado.
O aposentado Nelson dos Santos Júnior, morador da rua Lázaro Bueno de Arruda, no Ângelo Vial, foi um dos que atendeu os cooperados na manhã desta quinta-feira (20). Santos disse que já tem o hábito de separar o material e agora fazendo parte do programa terá tranqüilidade, sabendo que toda a semana a equipe fara o recolhimento do material.
Atualmente os núcleos, Vila Garcia e Chácara, contam com o total de 38 cooperados. Além de recolher o material eles fazem o trabalho de conscientização junto a população. Os materiais reciclados são direcionados aos centros de triagem dos núcleos.
No núcleo Vila Garcia as coletas são realizadas às segundas-feiras na região da Vila Garcia; às terças, Jardim Archila, Toledo, Ângelo Vial e Protestantes e às quartas na Vila Nova Votorantim e Conjunto Mário Augusto Ribeiro. Com o núcleo Chácara a coleta ocorre às segundas na Vila Irineu e Dominguinho, Chave e Barra Funda; terças, Parque São João, Santo Antônio, Vila Amorim e parte do Votocel; nas quarta, Jardim Europa, Itapeva e Jataí II; quintas, Jataí I, Serrano II e Green Valley.

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário